MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
inicialização musical para bebês e crianças
O que é Musicalização Infantil?
Musicalização Infantil é como uma pré-escola da música, é um conjunto de atividades que visam a inicialização musical e que busca ampliar os conhecimentos e aptidões musicais da criança, claro que de maneira bastante intuitiva e lúdica.
A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento de educação Desenvolve na criança a percepção musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilibrio emocional, expressividade, percepção espacial, dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.
Como são as aulas?
A Musicalização deve ser trabalhada de maneira lúdica, não pode ser nada imposto e nem exigente. A criança deve sentir prazer em participar das aulas, todas as atividades são fundamentadas, e caso a criança ache que parece apenas “brincadeira” o objetivo estará sendo cumprido com esmero. A criança estará aprendendo e evoluindo mesmo sem se dar conta.
Quais são as atividades?
Existem inúmeras atividades a serem trabalhadas na Musicalização, tudo dependerá da:
Idade do aluno
Personalidade do aluno
Interesse e gosto musical do aluno
Objetivos que o professor escolher como prioridade no momento.
Para conhecer melhor as diversas atividades recomendamos marcar uma aula teste. Assim os pais irão poderão presenciar e avaliar de forma mais clara e minuciosa.
Objetivos Gerais e Ganhos
Musicalização para Bebês
(de 0 a 1,6 anos )
Nesta idade o bebê ainda não tem consciência do próprio corpo. As atividades estimularão sua consciência corporal, explorarão gestos e ritmos corporais, auxiliarão na sua expressão através do seu corpo, ajudarão a andar engatinhar.
Isto com o auxílio da música a qual ele estará cada vez mais familiarizado.
Musicalização para Bebês
(de 1,6 anos a 3 anos)
Nesta idade o bebê já conseguirá tocar instrumentos de percussão. As atividades continuarão estimulando a expressão corporal, porém com mais possibilidades, como correr, saltar e outras atividades mais elaboradas dentro do ritmo da música. Além de explorar sua capacidade e percepção rítmica com instrumentos musicais.
Musicalização Infantil
(de 3 a 5 anos)
Nesta idade a criança já conseguirá tocar instrumentos de percussão, sopro e teclas. As atividades explorarão suas qualidades e dinâmicas corporais de forma mais intencional. Poderão trabalhar com instrumentos musicais dando noções de ritmo, altura, intensidade, tom e velocidade (andamento).
Musicalização Infantil
(a partir de 6 anos)
Nesta idade a criança já conseguirá tocar instrumentos de percussão, sopro, teclas e cordas. Ela poderá dar início efetivo em um, ou mais, instrumentos tocando e até lendo as notas musicais seja em partitura ou cifra.
Tenho mais de um filho, eles podem fazer aulas juntos?
Se a idade for próxima eles podem sim. Caso seja muito diferente, como 1 ano e 5 anos, a aula deverá ser individual.
Os métodos são reconhecidos?
Sim, embora no Brasil a Musicalização Infantil ainda seja pouco divulgada e conhecida, essa metodologia é reconhecida mundialmente e já faz parte da cultura européia, canadense, estadunidense e muitos outros países de primeiro mundo. Não há nenhum método conhecido como “melhor”, todos possuem sua eficiência e podem ser “mesclados”.
Método Orff
(Alemão)
Aprendizado pela atividade criativa; música
elemental (canto, fala, movimento, ritmo, dança) - método holístico.
Desenvolve ouvido interno; solfejo relativo; alfabetização musical.
Método Kodaly
(Húngaro)
Aprendizado pela imersão e pela identificação
com os pais, mestres e amigos - papel
preponderante da família.
Método Suzuki
(Japonês)
Explora todos os modos de aprendizagem: auditivo, kinestésico, visual. Busca melhor coordenação entre olhos, ouvidos, mente e corpo. Euritmia = bom movimento: não há som sem movimento
Método Dal
Croze (Suíço)